Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery
Instalação sonora + oficina para docentes
Formadora - Ana Luísa Setas Veloso
Nota Biográfica
Investigadora auxiliar no INET-md – Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos de Música e Dança, no polo da Universidade de Aveiro, onde está a desenvolver o projeto “Uma abordagem à Educação Musical centrada no som: ferramentas pedagógicas para um novo paradigma no ensino e aprendizagem da música durante a infância”, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). É também coordenadora da linha temática do INET-md “Performatividades Digitais e Tecnológicas”, juntamente com os investigadores Alfonso Benetti e Filipe Lopes. É doutorada em Música na área de Educação pela Universidade de Aveiro, tendo realizado o seu doutoramento, que concluiu em 2012, com uma bolsa da FCT. De 2015 a 2020 foi bolseira de pós-doutoramento no CIPEM, um polo do INET-md no Politécnico do Porto. Aqui, teve a oportunidade de ampliar os seus conhecimentos experiência em áreas como Educação Musical, Criatividade Musical, Composição e Improvisação, Música Contemporânea e Experimental em Contextos Educativos, Contextos Formais e Não-formais de Aprendizagem, ou Música, Transformação Pessoal e Social, que são fundamentais no seu trabalho atual. Teve também a oportunidade de liderar e participar em projetos de investigação relacionados com as áreas formuladas anteriormente, o que lhe permitiu alargar a sua visibilidade através de uma ampla produção tanto a nível de artigos em revistas internacionais de alto fator de impacto, como em capítulos de livros, ou comunicações orais, por submissão ou como convidada. Neste período, foi também membro da direção da Associação Portuguesa de Educação Musical (APEM), representante portuguesa na International Society for Music Education (ISME) da ISME National Affiliates (INAPortuguesa), diretora da Revista Portuguesa de Educação Musical e coordenadora nacional da European Association for Music in Schools (EAS).
É membro/artista da Sonoscopia Associação, onde desenvolve ativamente a sua atividade como música e guitarrista, colaborando em diversos grupos ligados à improvisação, música experimental e à arte sonora, e liderando diversas atividades e projetos educativos com crianças e adultos.
Sononautas: ação de curta duração de formação para docentes
Ensino básico 1º ciclo e Educação Pré-Escolar
N.º máximo de inscritos: 15
Apoio: PNA, Inet-md, República Portuguesa – Cultura, Juventude e Desporto/DGARTES | RTCP
Inscrições e informações: teatro.constantino.nery@cm-matosinhos.pt
Enquadramento
“Sononautas” é um dispositivo artístico e pedagógico que se apresenta em formato instalação/oficina e que convoca crianças e adultos a explorarem criativamente dispositivos de escuta, novos instrumentos musicais, objetos sonoros e dispositivos eletrónicos diversos. Partindo de jogos, partituras gráficas e múltiplas pistas que inspiram a curiosidade e a imaginação, os participantes são convidados para um universo em que se assumem como exploradores de diferentes mundos sonoros, onde se misturam a aventura e a criação sonora e musical e se estimula o desenvolvimento de competências estéticas, expressivas e de colaboração.
Esta perspetiva insere-se numa linha pedagógico-artística que tem defendido o som enquanto eixo estruturante do fazer musical e que abre, a partir daqui, novas possibilidades de aprendizagem focadas na escuta, na consciência do meio acústico, e na capacidade de relação e intervenção sobre este de uma forma criativa e crítica. Ao mesmo tempo, ao propor o som como matéria base para a criação musical, abre-se a todo o espetro sonoro que nos rodeia, questionando as fronteiras daquilo que muitas vezes é considerado como “musicalmente válido”, trazendo ferramentas e estratégias que visam enriquecer as práticas pedagógicas para a Educação Pré-Escolar 1º Ciclo do Ensino Básico, e abrindo portas para currículos mais inclusivos, participativos e plurais.
Nesta formação, os/as formandos/as serão convidados/as a vivenciar práticas de escuta, exploração e experimentação sonora, improvisação e composição musical colaborativa, refletindo sobre modos de integrar estas experiências nos seus contextos educativos, concebendo atividades que valorizem a pluralidade de percursos, a imaginação e a participação crítica das crianças.
Objetivos
1. Vivenciar práticas de escuta ativa e expandida, explorando o som como meio de relação com o mundo e com os outros, de forma crítica e criativa.
2. Integrar dimensões da paisagem sonora e da ecologia acústica em atividades educativas com crianças.
3. Conhecer e explorar estratégias e ferramentas pedagógicas baseadas na experimentação sonora, e numa abordagem criativa ao som e à música.
4. Promover a criação colaborativa em torno do som, desenvolvendo competências de trabalho em grupo e valorizando a diversidade de contributos.
5. Repensar o papel e o lugar da tecnologia na promoção de aprendizagens musicais, numa perspetiva que integre elementos acústicos, eletrónicos e digitais.
6. Refletir criticamente sobre o papel do som e da escuta na educação artística e no desenvolvimento dos currículos da Educação Pré-Escolar e do 1.º ciclo do Ensino Básico
Temas / Conteúdos
1. Som, escuta e paisagem sonora
O som como fenómeno relacional, expressivo e estético.
Práticas de escuta ativa e expandida.
2. Paisagem Sonora e Ecologia Acústica
Escuta e relação crítica com o ambiente sonoro.
Gravações de Campo: recolha, registo e criação a partir da paisagem sonora.
Relação entre som, lugar e comunidade.
3. Novos instrumentos musicais e Microscopia Sonora
Exploração de objetos sonoros e instrumentos musicais não convencionais.
Introdução a dispositivos de captação sonora.
Ampliação e transformação do som.
4. Criação sonora e musical colaborativa
Improvisação e composição musical colaborativa.
Processos criativos abertos a partir de jogos, partituras gráficas, imagens e ideias.
5.Desenvolvimento curricular e interdisciplinaridade
A Educação Artística e Musical na Educação de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico: Estratégias e Recursos Pedagógicos.
Inclusão e pluralidade: adaptação de materiais e estratégias para a participação de todas as crianças.
O som como ponto de encontro entre diversas áreas do saber no desenvolvimento de Unidades Didáticas e Projetos.
No hay comentarios:
Publicar un comentario